Sam's Club: Blog Oficial

Como fazer marmitas para congelar? Saiba como manter o sabor dos alimentos

quatro opções de marmitas saudáveis variadas

Com a correria do dia a dia e os diversos compromissos durante a semana, parar para cozinhar uma comida caseira, saudável e de qualidade pode parecer uma tarefa impossível. Entretanto, preparar marmitas congeladas com antecedência pode ser uma boa solução para isso.

Fazer marmitas e congelar elas para consumir durante a semana é uma ótima opção para aqueles que desejam comer bem, de forma saudável e diversa, sem gastar muito e sem precisar cozinhar todos os dias. 

Basta um pouco de planejamento e atenção a alguns pontos, que vamos abordar ao longo deste conteúdo, para tornar todas as suas refeições ao longo da semana muito mais gostosas, nutritivas, fáceis e acessíveis.

Fonte: Reprodução / Freepik 

É saudável comer marmita congelada?

Substituir produtos industrializados, ultraprocessados e comidas de fast food por uma marmita congelada feita corretamente e contendo os nutrientes necessários é uma prática extremamente saudável, econômica e recomendada.

Isso porque os produtos industrializados e comidas de fast food podem causar diversos danos à sua saúde, já que são repletas de conservantes, aromatizantes e outros produtos químicos que, em excesso e ao longo do tempo, aumentam a incidência de doenças.

As marmitas congeladas, além de serem isentas desses aditivos químicos, também proporcionam um maior controle, tanto da quantidade de alimentos ingeridos, quanto a qualidade. Isso significa que é possível, por exemplo, introduzir alimentos mais saudáveis aos poucos em sua dieta, facilitando a adoção de uma alimentação mais saudável.

Além de saudáveis e saborosas, as marmitas congeladas também podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro! Pois, ao cozinhá-las com antecedência, é possível economizar muito tempo no dia a dia, além de dispensar a necessidade de comprar refeições em restaurantes ou por delivery, proporcionando economia, também, para o seu bolso.

Quais alimentos não podem ser congelados na marmita?

Entretanto, para manter as marmitas congeladas saborosas, saudáveis e sem o risco de contaminação, é preciso tomar alguns cuidados em relação aos alimentos inseridos. Confira quais alimentos não podem ser congelados junto da marmita no congelador:

  • Vegetais e legumes crus;
  • Saladas: guarde a salada na parte de baixo do refrigerador, sem temperar, e coloque-a na refeição quando for consumir;
  • Derivados de leite como creme de leite, iogurte, entre outros;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Maionese.
  • Frituras: pois elas perdem o sabor e a crocância ao serem congeladas.

Como fazer a marmita perfeita para congelar?

As marmitas congeladas, ainda que sejam uma solução prática, caso não sejam feitas com antecedência e planejamento, podem causar muitas frustrações. É importante ficar atento a alguns pontos na hora de preparar, armazenar, transportar e consumir a suas marmitas, para garantir que elas continuarão saborosas ao longo de toda semana.

opções de marmitas

Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas de como fazer a marmita perfeita e preservar o sabor dos alimentos.

Monte o cardápio com antecedência

Um dos principais benefícios das marmitas congeladas é o fato delas possibilitarem, de forma prática, o consumo de uma grande variedade de alimentos ao longo da semana, diversificando a sua dieta e tornando-a mais saudável. 

Mas para isso, é necessário montar o cardápio da semana com antecedência, para que você consiga ter tempo para decidir as melhores receitas, comprar todos os ingredientes e diversificar o seu cardápio, evitando que você enjoe das refeições e recorra aos serviços de delivery, fast foods e restaurantes.

Separe um dia para fazer todas as marmitas da semana

As marmitas congeladas só são práticas quando existe um planejamento bem feito. Por isso, é importante separar um dia, como um domingo à tarde, para fazer todas as marmitas da semana, e garantir que todas sejam feitas com a calma e atenção necessárias, evitando, assim, erros na hora de cozinhar os alimentos que podem custar o sabor das marmitas.

Fique de olho no tempero

Os alimentos, quando são congelados, costumam realçar o sabor de alguns de seus temperos, como o sal. Por isso não exagere no sal e tome cuidado com a quantidade de temperos utilizados.

Cozinhe os alimentos ao dente

Durante o processo de congelamento e descongelamento dos alimentos para o consumo, que pode acontecer no microondas, por exemplo, o processo de cozimento continua acontecendo

Por isso, para garantir que alguns tipos de alimentos, como massas e legumes, não fiquem moles demais, é necessário cozinhá-los ao dente, ou seja, no ponto intermediário de cozimento, ou ao ponto.

Fique atento ao recipiente

Outro ponto muito importante para garantir a preservação do sabor dos seus alimentos, assim como de sua textura e seus nutrientes, é utilizar os recipientes certos para guardar suas marmitas no congelador.

A melhor opção são os recipientes de vidro herméticos, que são aqueles nos quais é possível vedar a embalagem para preservar o sabor e a textura dos alimentos. Entretanto, também é possível guardar as marmitas em potes de plástico, entretanto, eles devem ser BPA Free, ou seja, livre de substâncias tóxicas que podem contaminar o alimento durante o congelamento e descongelamento.

Organize os alimentos

Organização é outro ponto extremamente importante na hora de fazer suas marmitas congeladas, tanto durante o processo de cozimento e produção das receitas, quanto durante o armazenamento nos recipientes e no congelador.

Organizar os alimentos em divisórias dentro dos recipientes, para não misturar os alimentos secos e molhados, por exemplo, é importante para preservar o sabor de cada alimento. Além disso, é importante organizar os recipientes dentro do congelador, na ordem em que você irá consumi-los ao longo da semana, para facilitar o manuseio.

Coloque a marmita na geladeira um dia antes de comer

Um choque térmico muito brusco, como o que acontece quando colocamos a marmita direto do congelador no microondas, pode prejudicar o sabor e a textura dos alimentos, assim como aumentar os riscos de contaminação.

Por isso, o ideal é colocar a marmita congelada na geladeira um dia antes de consumí-la, para preservar seu sabor e evitar problemas durante o descongelamento.

Transporte a marmita em uma bolsa térmica

Por fim, na hora de transportar, para evitar que o alimento estrague durante o deslocamento, principalmente em regiões mais quentes, é importante utilizar uma bolsa térmica para levar suas marmitas.

Qual a validade da marmita congelada?

A validade das marmitas congeladas é de aproximadamente 1 semana, mas isso pode variar de acordo com os alimentos usados. 

Na parte de baixo da geladeira, o alimento pode ser conservado entre 24 e 72 horas, dependendo das condições da geladeira, como potência e frequência em que ela é aberta ao longo do dia. Outros alimentos, como peixes e frutos do mar, devem ficar armazenados por, no máximo, 12 horas.

Além de ficar atento à validade da marmita, é importante considerar alguns pontos para evitar contaminações e, consequentemente, infecções alimentares e outros problemas de saúde. São eles:

  • Limpe bem os alimentos e os recipientes usados;
  • Evite colocar os alimentos ainda quentes, deixe esfriar naturalmente ou com a ajuda da geladeira, pois o choque térmico pode prejudicar o sabor dos alimentos e aumentar a chance deles estragarem;
  • Coloque etiquetas nas marmitas para ter melhor controle da validade de cada uma;
  • Não volte a congelar alimentos que foram descongelados;
  • Fique de olho na embalagem da marmita na hora de esquentar no microondas, para garantir que ela pode ser esquentada dessa forma.

Fonte: Reprodução / Freepik

O que posso colocar na minha marmita para congelar?

De forma geral, uma refeição saudável e nutritiva precisa contar 1 fonte de proteína, 1 fonte de carboidrato e 1 ou 2 porções de verduras e legumes. Alguns exemplos de alimentos que podem ser usados são:

  • Fontes de proteína: Carne suína, carne bovina, frango, peixes e leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha;
  • Fonte de carboidratos: Arroz, Macarrão, batata, mandioca e purês;
  • Porções de verduras e legumes: Brócolis, couve-flor, cenoura, tomates, pimentão, mandioca, entre outros.

Vale ressaltar que caso você tenha uma dieta com algum objetivo específico, como a perda de peso ou ganho de massa muscular, essas proporções podem mudar.

Para comprar esses e outros ingredientes de qualidade, que vão transformar suas marmitas em refeições 5 estrelas, se torne membro do Sam’s Club, o maior clube de compras do Brasil, e aproveite nossas ofertas e produtos exclusivos, importados de diferentes lugares do mundo.

LEIA TAMBÉM

Posts relacionados